https://goo.gl/images/Zw4MNH

Paraná tem produção de kiwi nos Campos Gerais

15/04/2018

       Actinidia deliciosa, vulgarmente conhecido como quivi ou kiwi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do gênero Actinidia e de seus híbridos, originários do sul da China. São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca de cor castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto. É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C já identificado com a exceção da acerola, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.

       Devido à sua riqueza em clorofila, o kiwi é uma das poucas frutas que mantêm a coloração verde quando madura. No Brasil, a produção encontra-se difundida nas regiões Sul e Sudeste, onde existem condições favoráveis ao seu desenvolvimento.

       A principal forma de consumo é ao natural, na forma de fruta fresca ou sucos naturais e industrializadas na forma de conserva enlatada, polpa seca (passa), sorvetes, geléias, vinagre, vinho e aguardente.

       Existem diversas variedades de kiwi, dentre elas as mais conhecidas são: Monty, Hayward, Bruno, Golden, MG e Abbot.