História de São Luiz do Purunã

Origem de Balsa Nova

Localizada no interior do Paraná, o município de Balsa Nova teve origem onde hoje é localizado o Distrito de Tamanduá, quando foi fundada a sua primeira povoação, em 1702.

A cidade foi crescendo e em 1709 foi criada a capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, assim foram aumentando os núcleos abaixo, como o: Vale do Iguaçu, Rodeio Grande, Bugre, São Luiz, Santo Antônio e São Caetano, sendo as novas bases econômicas de Balsa Nova.  

O nome Balsa Nova tem origem de uma balsa que foi construída por Galdino Chaves em 1891 e seu propósito era fazer travessia no Rio Iguaçu.

Começo de São Luiz do Purunã

Localizada nos campos gerais, o distrito de São Luiz do Purunã fica a aproximadamente 45 km da capital paranaense , no primeiro degrau da escarpa devoniana.

A pequena cidade começou a se desenvolver  a partir do século XVIII com as tropas tropeiras que passavam pela região,e com isso sua cultura tem grande influência até os dias de hoje.

Tropeiros

O troperismo surgiu no século XVII e prosseguiu até o século passado, como forma de atividade para promover a economia brasileira. As mercadorias eram levadas no lombo de mulas e cavalos ao longo de trilhas ou estradas abertas pelos índios.

Os tropeiros muitas vezes precisavam dormir em alguns pontos de seu trajeto para esperar o rio baixar, por isso sempre levavam algumas ferramentas, materiais para acampamento e estoque de alimentos como: carne seca, arroz, feijão, toucinho salgado, ainda levavam de acompanhamento: sal, farinha de mandioca, alho, café e canjica.

Os tropeiros levavam os gados e as mulas do Rio Grande do Sul para a venda desses animais e de alimentos na feira de Sorocaba, pois as mulas eram muito resistentes ao peso das cargas e distâncias para levar o ouro de Minas Gerais até o porto do Rio de Janeiro, onde era embarcado para Portugal. Levavam também o que chegava no porto até as cidadezinhas no interior. E o gado para alimentar as novas cidades mineiras.

Rota dos Tropeiros

A rota dos tropeiros é uma rota turística que envolve 16 municípios em seu trajeto, incluindo Balsa Nova e o distrito de São Luiz do Purunã no estado do Paraná. A rota ganhou essa nomenclatura para reunir culturas e tradições, para promover principalmente o turismo.

Em 1791 foi criada a estrada de viamão que fazia ligação do sul com o resto do Brasil e tinha importância estratégica para o deslocamento do exército em caso de guerra com países vizinhos que eram dominados pelos espanhóis.

A antiga estrada saía de Viamão no Rio Grande do Sul e passava por Lages e Vacaria, e no Paraná passava pelos Camos Gerais sendo alguns deles: São Luiz do Purunã, Lapa, Palmeira, Rio Negro, Castro, Campo do Tenente, Ponta Grossa, Pirai do Sul e Jaguaraiva, entrando em São Paulo por Irarare em direcao a feira de Sorocaba.

São Luiz do Purunã Hoje

Nos últimos anos o distrito de São Luiz do Purunã tem se destacado no turismo rural, e nas suas cavalgadas, devido aos seus antigos grandes rodeios de São luiz do Purunã, que reunia diversos visitantes para assisti-los ou participar das provas de tiro de laço, bailes sociais ou dos acampamentos.

No momento a região se destaca no setor de ecoturismo, pois além de ser uma ótima região para quem quer descansar e ter um pouco de paz, podendo se hospedar nas excelentes pousadas, fazer uma cavalgada e ainda apreciar as belíssimas paisagens naturais, a região tem excelentes atividades como, trilhas radicais, rappel, escaladas para quem curte uma aventura e um pouco de adrenalina.

Portal de São Luiz do Purunã
Chácara Kiwi da Serra
Spazen Purunã
Rio Tamanduá – Cachoeira do Bruel
Varshana Boutique Hotel